Caso você esteja procurando um hotel que possibilite fácil acesso à estação ferroviária de Guaratinguetá, o Kafé Hotel de Guaratinguetá é a sua melhor opção.

Construída no ano de 1914 em estilo inglês do século dezenove pelo Engenheiro Paulo de Frontim, foi usada até a década de 50 como linha ferroviária. Na época, era o ponto de encontro da alta sociedade da cidade.

O prédio é considerado monumento estadual pelo seu valor arquitetônico e histórico. A Estrada de ferro, que até o início de 1998 estava sob administração da Rede Ferroviária Federal AS, era usada somente por trens cargueiros que faziam seu percurso com freqüência irregular.

A estação Ferroviária está localizada próximo à Praça Santo Antonio, portanto junto a um variado comércio e diversificadas opções de atrativos turísticos de Guaratinguetá como a Casa de Frei Galvão e o Solar Rangel de Camargo.

O prédio atual da Estação de Guaratinguetá é a terceira edificação ferroviária da cidade. A primeira foi construída no local ainda no século 19, em 1877. Anos depois, com a deterioração na primeira construção, foi erguida outra ao lado da original em 1890. Assim, a primeira edificação ficou como uma espécie de armazém da segunda.

Nos anos 1910, a Central do Brasil e a Prefeitura de Guaratinguetá firmaram um acordo para a construção de uma nova estação na cidade. A empresa ferroviária arcaria com o novo prédio e a administração municipal com as obras viárias no local. A ação conjunta deu origem ao prédio que conhecemos hoje, cuja inauguração se deu em 01 de novembro de 1914.

A nova estação inaugurada naquele ano, já era então considerada uma das mais belas de toda a Central do Brasil. Construída por Paulo de Frontin, seu projeto arquitetônico tem forte influência vitoriana, algo perfeitamente compreensível tendo em vista as grandes ligações da Inglaterra na implantação da ferrovia no Brasil.

Sua edificação é formada por uma torre centralizada, coberturas individualizadas e acentuado caimento de suas mansardas. Feita em alvenaria de tijolos aparentes, telhado em ardósia e com janelas e portas em arco pleno. Na torre destacam-se os quatro relógios.

A estação seguiu funcionando até 1996, quando foi desativada pela RFFSA. A partir dai começou um processo rápido de decadência e abandono que a deixou em um estado muito parecido com as diversas estações abandonadas espalhadas pelo país. Tombada pelo CONDEPHAAT, começou a ser restaurada em 2006. Após dois anos de intensos trabalhos de restauro a estação ferroviária de Guaratinguetá foi entregue à população em 2008. Desde então, vem funcionando como espaço de eventos e exposições e centro de treinamento e capacitação de professores.

A estação está localizada a 350 metros do Kafé Hotel.
Centro, Guaratinguetá – SP, 12502-265
Para mais informações: http://www.saopauloantiga.com.br/estacao-de-guaratingueta/